Nos últimos tempos temos visto uma ascensão enorme no número de pessoas que trabalham com ferramentas de coaching. Por muito que alguns ainda resistam, a verdade é que esta ascensão se deve aos resultados que as pessoas obtêm quando entram em contacto com estas ferramentas. Rapidamente decidem estudá-las e transmiti-las ao maior número de pessoas, facilitando o processo de mudança de cada um.
Coaching é a arte de fazer perguntas. Não perguntas aleatórias mas sim as perguntas certas no momento certo. Estas perguntas tendem a que cada um responda consoante a sua verdade, construindo o seu caminho, da forma que é melhor para si. Não há magia nem mistério associado, é só ouvir a pessoa e contribuir fazendo perguntas, sem cair na necessidade de dar respostas e de salvar o outro.
Todos nós – e sim é uma generalização – temos a capacidade de decidir o que queremos para a nossa vida, de que forma o queremos obter e quando o tencionamos alcançar. A verdade é que, desde pequeninos nos foi ensinado que nós não sabemos – “tu não sabes, ainda és uma criança!” – e que alguém tem que ser constantemente responsável por nós e pelas nossas decisões. Claramente é uma medida de proteção mas que nos tira totalmente o poder de decidir por nós e assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas. Por isso se vê muitos adultos com dificuldade em tomar decisões, em fazer mudanças na vida, em assumir responsabilidade e em procurar o que é certo para si, mediante a sua perspetiva.
Através do coaching é possível descobrir crenças e paradigmas que nos podem estar a limitar, também elas adquiridas desde pequeninos. Estas crenças e paradigmas vêm até nós pelas mãos de todos os que estão envolvidos na nossa educação e ficam sedimentadas através da repetição. São adquiridas também a partir do sistema social em que estamos integrados, os grupos de influência que nos rodeiam, os valores praticados na família e também em convicções religiosas ou a total ausência delas. Nem todas as crenças precisam de ser trabalhadas, muitas delas são altamente potenciadoras e protetoras. O trabalho direciona-se para as que nos limitam e nos impedem de viver no nosso potencial máximo.
No processo de desenvolvimento e de construção de cada um de nós, a comunicação tem um papel fundamental. A forma como comunicamos connosco e com os outros é estudada pela programação neurolinguística (PNL). Quando observamos a comunicação desta forma, conseguimos perceber porque é que acreditamos em certas coisas, porque é que dizemos coisas exatamente iguais às que nos eram ditas na infância, mesmo as que não gostamos tanto… As ferramentas de coaching e PNL contribuem imenso para o crescimento individual de cada um. São úteis para trabalhar o poder da escolha, da responsabilidade, a forma como comunicamos connosco e como gerimos a nossa comunicação com o outro.
Desde pequeninos que as crianças têm a aptidão de fazer perguntas e também de dar respostas! Quando nos abrimos à arte de escutar com curiosidade e perguntar mais do que dar respostas acontece magia, a magia da transformação pessoal.
Nos processos de coaching, seja com adultos ou crianças, a intenção é facilitar o processo de transição de um ponto inicial para um ponto final ou desejado. Este objectivo ou ambição podem ser uma infinidade de coisas. Pode ser a obtenção de algo, a mudança ou tomada de consciência sobre um comportamento, a criação de um hábito potenciador, a eliminação de crenças limitantes e tudo o que nos permita elevar ao nosso expoente máximo, à nossa potencialidade pura. Através da definição de objectivos qualquer um de nós pode traçar a vida dos seus sonhos, e essa vida está à distância de um primeiro passo. O passo que te levará ao teu sonho!
Se consideras que existe espaço na tua vida para melhorar, transformar e evoluir de forma a teres uma vida mais plena e consciente, eu sou a pessoa que pode facilitar esse processo. Todos os processos têm acompanhamento direto comigo, de forma individual ou em grupo, no caso de grupos de trabalho. É adequado para crianças a partir dos 2 anos de idade e para adultos, de forma individual ou no âmbito escolar. Podes fazer o agendamento aqui.
“Tu és o único tu que há no mundo inteiro, e sempre serás. Ninguém pode ser tu tão bem como tu”. (Warren Buffet)